Cerimónia religiosa
Esta reportagem só foi possível devido ao gentil apoio das firmas Vistasol Tours, Europa Catering & Convention Centre, Metrix Carpentry Contractors, Caldense Bakery, Bento’s Auto Tire Centre, Worker Canada Immigration Services Inc, Toledo Printing & Design, New Casa Abril e Macedo Wine Grape Juice Ltd. Aqui deixamos os nossos agradecimentos ao José Duarte, Manuel de Paulos, Manuel (Manny) da Silva. Hélder Costa, Bento S. José, Richard Boraks, Lynda Matias, Januário de Barros e David Macedo, respectivamente. Um bem-haja para todos estes nossos patrocinadores.
A serem entrevistados à saída
Os Casamentos de Santo António são uma das mais conhecidas e populares celebrações da capital do nosso país, uma tradição que, no presente, é um arranque para se rejuvenescer e uma aposta positiva no futuro Esta iniciativa representa um dos grandes momentos das Festas na cidade de Lisboa, uma cidade viva e amiga de todos os que a escolheram como sua. Tenho o prazer de convidar os jovens apaixonados e futuros casais lisboetas a participarem nos Casamentos de Santo António de 2009, valorizando esse momento como um verdadeiro símbolo e património popular de Lisboa.
Com o presidente António Costa
Fernando Martin de Bulhões de seu nome, ou Santo António, o casamenteiro, protetor dos namorados e conciliador de arrufos, como é conhecido em Lisboa, é o orgulho da Capital onde aquele Santo nasceu no ano de 1195. Na véspera de 13 de Junho, Lisboa sai à rua não só para dançar e divertir-se mas também celebrar e aplaudir a união dos jovens pelo casamento, religioso ou civil. A sua fama de santidade o levou a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico e sobretudo como notável orador e também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura inclusive com as obras dos mestres clássicos como Cícero, Sêneca, Aristóteles, entre outros.
Com o presidente da CM Lisboa, António Costa
Este ano dezasseis jovens casais, Magda & Fernando, Patrícia & João, Cátia & Filipe, Inês & António, Vânia & Nelson, Filipa & Tiago, Andreia & Fábio, Inês & Pedro, Vera & Bruno, Inês & Nelson, Carla & Nuno, Chrystelle & Ricardo, Cláudia & Hugo, Rute & André. Susana & Tiago e Gilda & Paulo se uniram onze dos quais na Sé de Lisboa e os restantes 5 no civil, nos Paços do Concelho.
O beijinho
Na Sé onde decorreu a cerimónia religiosa com a presença do presidente da Camara Municipal de Lisboa, António Costa, centenas de pessoas aguardavam no exterior pela saída dos casais não só para aplaudir mas também para formular votos de felicidades aos noivos. Após a foto da praxe juntos com o autarca António Costa os noivos seguiram para deixar flores na estátua de Santo António defronte da Igreja onde, segundo a lenda, aquele Santo nasceu e que se situa a cerca de 200 metros da Sé. Finalmente seguiram em carros antigos para o local onde os esperava o copo-de-água no Convento do Beato. Mais tarde la bem para a meia noite os noivos desfilaram nos calhambeques na Avenida da Liberdade onde, desde as 21 horas, desfilavam as Marchas dos Bairros Populares.
Junto a estátua de Santo António
Quando nos dirigíamos para a Igreja de Santo Antonio acompanhados pelo presidente da Casa do Alentejo de Toronto, o Armando Viegas, um `grande` alfacinha (natural do Bairro de Santa Catarina) ouvimos gritar os nossos nomes e com grande espanto lá estava, no meio do povo que lotava os passeios, gente de Toronto também assistir as cerimonias, o Emílio Costa e o Manuel Torrão com as esposas. Zàs abraços, fotos e um até breve.
O apresentador João Baião
Voltar para Eventos Culturais |